segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A ÁGUA É UM RECURSO INFINITO E NUNCA VAI ACABAR, AFIRMA GEÓLOGO

A população da Região Metropolitana de São Paulo convive há meses com a perspectiva da falta d'água. De fato, muitos bairros já relataram episódios de torneiras secas e a preocupação em relação às chuvas na região ainda é presente no cotidiano dos paulistanos. O que um professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP vem tentando esclarecer, no entanto, é que falar em escassez hídrica é um erro, assim como culpar a falta de chuvas pela crise.

sábado, 29 de agosto de 2015

SE-PREPAREM! "OS BANCOS VÃO FECHAR"

EX-ASSESSOR DO GOVERNO BRITÂNICO DAMIAN McBRIDE DIZ: “ESTOQUEM ALIMENTOS, ÁGUA, PRODUTOS ENLATADOS E DINHEIRO O SUFICIENTE PARA SOBREVIVER UM MÊS EM CASA! OS BANCOS VÃO FECHAR ” 

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

JORNAL ESTATAL CHINÊS DIZ QUE GUERRA ENTRE CHINA E EUA PODE SER INEVITÁVEL

Uma semana depois de a Marinha chinesa ameaçar um avião americano que operava voos de reconhecimento em águas internacionais, o jornal estatal chinês Global Times publicou um editorial dizendo que uma guerra entre China e Estados Unidos pode ser inevitável. O texto foi publicado em meio ao aumento da tensão entre os dois países no Mar da China Meridional, localizado no sul da China, parte do Oceano Pacífico. Na semana passada, Washington enviou aviões para espionar as ilhas artificiais construídas por Pequim no Mar da China Meridional - imagens de satélite mostram a construção de estradas, portos e o que poderiam ser postos militares nessas ilhas.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

CORÉIA DO NORTE PREPARA 50 SUBMARINOS NUCLEARES E IRÃ ALERTA O INÍCIO DA TERCEIRA GUERRA!

O Ayatollah Akbar Hashemi Rafsanjani, ex-presidente do Irã, disse dia 5 que é  iminente o início da Terceira Guerra Mundial.

Rafsanjani disse que o principal fator que determina o início da Terceira Guerra Mundial é o aumento do terrorismo e culpou os Estados Unidos e a OTAN pela escalada de violência entre o Oriente Médio e Norte da África.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

FALTA DE ACESSO AO IEMEN CAUSA FOME EM MILHÕES, SEGUNDO PMA

Programa Mundial de Alimentos (PMA) afirma que insegurança alimentar já afeta 13 milhões de civis, e o número dos que dependem urgente de comida para sobreviver pode aumentar devido ao conflito que também levou à redução das importações.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

CHINA E EUA EM GUERRA!

ARMA ESPACIAL DO PENTÁGONO CHAMADA DE A “VARA DE DEUS” FOI A RESPONSÁVEL PELA EXPLOSÃO EM TIANJIN EM RETALIAÇÃO PELA DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA YUAN


BOMBÁSTICO: China e Estados Unidos já estão em guerra: Explosão em Tianjin foi causada por arma espacial do Pentágono em retaliação à desvalorização da moeda Yuan... Helicópteros militares agora patrulham Pequim.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

BRASILEIROS SE PREPARAM PARA ENFRENTAR UMA CRISE SEM PRECEDENTES NO PAÍS

Os chamados “preppers” ou “sobrevivencialistas” estocam alimentos, treinam com armas e planejam rotas de fugas caso o país seja atingido por um desastre natural, um apocalipse biológico ou financeiro.

domingo, 23 de agosto de 2015

Cristãos idosos são intimidados por muçulmanos em asilo da Holanda

Convertidos ao cristianismo não se sentem seguros em lugar algum


Cristãos idosos estão sendo intimidados por refugiados muçulmanos, em asilo da Holanda, conforme as informações do jornal holandês NRC.

sábado, 22 de agosto de 2015

NOVA DOENÇA? SURTO DE “AIDS FELINA” NA NORUEGA

O mais antigo grupo de direitos animais na Noruega, faz um alerta aos donos de animais em todo o país, que seus gatos enfrentam um alto risco de contrair a chamada AIDS felina, depois que seus testes de laboratório em animais-vadios mostraram uma taxa exorbitante de infecção nas ruas.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PUTIN FAZ PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA ATAQUE NUCLEAR CONTRA FORÇAS DA OTAN

O Ministério da Defesa (MoD) está relatando hoje que o Presidente Putin assinou uma ordem entitulada “Setembro de Guerra” que autoriza o uso de armas atômicas em primeiros ataques contra as forças da OTAN, com os receios crescendo dentro do Kremlin de que o Regime Militar de Obama irá desencadear um ataque maciço na Ucrânia contra ambas as forças separadas e a República Autónoma da Crimeia.

O Exército dos EUA Utiliza o FMI e o Banco Mundial para Lavar 85% de seu Orçamento Negro

A informação oficial citada pelo site Global Research revela que grande parte do orçamento militar norte-americano, especificamente destinado aos gastos das agências de inteligência, permanece em segredo e não pode ser controlado.

Esse orçamento negro, é destinado aos "satélites espiões invisíveis, radares e drones de última geração e ao superpoderoso equipamento de espionagem".

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Sacrifício nas Pedras da Geórgia?

Um drone usado para metragem, parece mostrar manchas de sangue na parte superior das icônicas Pedras Guias da Geórgia, o marco monumental estudado por teóricos da conspiração e outras pessoas curiosas.

"Eu estava voando com meu drone sobre as Pedras Guias da Georgia e encontrei essas manchas loucas que se parecem com sangue". 

PASTORES ESTÃO SENDO RECRUTADOS PELA FEMA PARA UMA FUTURA LEI MARCIAL NOS EUA

Muitos meios de comunicação independentes, aqueles comumente considerados como "conspiratórios", tem reportado aproximadamente 28.000 pastores protestantes foram recrutados nos EUA por agências governamentais, mais precisamente a FEMA (Agência Federal para o Gerenciamento de Emergências) e o DHS (Departamento de Segurança Nacional dos EUA), como parte de uma Equipe de Resposta Religiosa em situações de emergência.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Cientistas Preveem Mini-Idade do Gelo em 2030

Um grupo de cientistas vaticina irregularidades na atividade solar dentro de cerca de 15 anos, e que poderemos ter que encarar uma “mini-Idade do Gelo” a partir de 2030.

Esta tese resulta de um novo modelo de ciclo solar que consegue prever que a atividade do Sol vai ficar reduzida em cerca de 60% durante a década de 2030.

CHAGAMOS AO LIMITE DA TERRA, AFIRMA ONG

Em oito meses, a humanidade consumiu os recursos renováveis que o planeta consegue produzir durante um ano. Depois do dia 13 de agosto, estamos a delapidar as reservas da Terra.

Há 20 anos que a Global Footprint, uma organização governamental ligada à conservação da natureza, faz o cálculo: com dados fornecidos pelas Nações Unidas, a ONG compara a pegada ecológica do Homem - que mede a exploração dos recursos naturais do planeta Terra pelo ser humano - com a capacidade do planeta de se regenerar, renovando os seus recursos e absorvendo os resíduos. Perante as informações recolhidas, a Global Footprint determina o dia em que a exploração humana ultrapassa a chamada biocapacidade da Terra. Em 2015, esse dia assinala-se esta quinta-feira, 13 de agosto.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

MARK ZUCKERBERG, DONO DO FACEBOOK, DOA 992 MILHÕES DE DÓLARES PARA MAIOR REDE DE CLÍNICAS DE ABORTO DOS EUA

É... está chegando a hora de nós arrumarmos nossa malinha e abandonarmos esta Rede Social, que além de seguir a agenda globalista-satânica, censurar quem denuncia e combate os enganos deste sistema iníquo, também financia assassinato de bebês...

A revista Philanthropy (Filantropia) publicou um artigo intitulado “Uma Olhada nos 50 Doadores Mais Generosos de 2013.” O campeão na lista de doações é Mark Zuckerberg, dono do Facebook.

G1: Governo está sem caixa para pagar adiantamento do 13º de aposentados

Até o momento, o governo não tem recursos para pagar adiantado o 13º dos aposentados. O tema preocupa o Palácio do Planalto e já está sob análise dentro da Casa Civil. O governo ainda tenta encontrar uma solução até o dia 20 de agosto, quando fecha a folha de pagamento.  

O adiantamento, que vem sendo feito desde 2006, geralmente é pago em setembro. Segundo fontes do governo, até dia 20, se não houver um remanejamento de recursos, o 13º não será pago em setembro.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

TECNOLOGIA PARA CRIAR HUMANOS GENETICAMENTE MODIFICADOS SERÁ LANÇADA EM 2017

Já vimos mosquitos geneticamente modificados, plantas geneticamente modificadas, e vacas geneticamente modificadas, mas poderíamos em breve ter que lidar com nossas próprias modificações genéticas, seres humanos geneticamente modificados? Com o passar dos meses e dos anos, os cientistas parecem estar chegando mais perto da "fabricação humana", com alguns dos mais recentes "avanços" em torno de um novo e já aprovado tratamento médico projetado para "corrigir" erros genéticos.

O Mundo em 2025: 8 Mudanças para os Próximos 10 Anos

Peter Diamandis, futurista e fundador da XPrize, recentemente publicou um artigo mostrando como algumas coisas mudaram nos últimos dez anos. Ele também listou 8 mudanças previstas para os próximos 10 anos.

Tivemos na última década mudanças radicais nos mercados da música, da fotografia e da telefonia.

Mudanças radicais acontecem quando surgem novos produtos ou serviços que substituem os existentes, fazendo as coisas acontecerem de forma melhor, mais rápida e mais barata.

sábado, 15 de agosto de 2015

Estratégias da indústria farmacêutica para aumentar lucros prejudicam saúde

Patentes comerciais, aumento do preço dos medicamentos, pouca transparência e frequente manipulação dos dados, pouca inovação nos novos fármacos apesar do seu elevado custo: eis algumas das estratégias da indústria farmacêutica para maximizar os seus lucros. Segunda parte de um artigo da Federação de Associações para a Defesa da Saúde Pública do Estado espanhol.

Para alcançar e manter os seus enormes lucros (em detrimento dos serviços de saúde públicos), recorrem em muitos casos à colocação em postos políticos e governamentais de pessoas afins aos seus interesses ou diretores das suas empresas.

Mercado farmacêutico supera lucros da venda de armas

O mercado farmacêutico supera os lucros da venda de armas ou das telecomunicações. Trata-se de uma indústria oligopolística, com uma estratégia de maximizar os lucros mesmo que seja em detrimento dos interesses dos doentes. Primeira parte de um artigo da Federação de Associações para a Defesa da Saúde Pública do Estado espanhol.

A indústria farmacêutica é um setor dedicado à fabricação, preparação e comercialização de produtos químicos medicinais para o tratamento e a prevenção de doenças.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

VÍDEO: O QUE PODEMOS ESPERAR DE SETEMBRO DE 2015?

O QUE PODEMOS ESPERAR DE SETEMBRO DE 2015?

O que podemos esperar de Setembro? Por que tantas pessoas estão estocando suprimentos de emergências nos EUA? Estamos a beira de uma crise Econômica? De um desastre natural em âmbito mundial? Ou de uma cumprimento profético dos Últimos Dias, O Juízo Final?

Vamos analisar alguns acontecimentos que tem levado milhares de pessoas em todo o mundo a olhar o mês de Setembro como um mês Apocalíptico na história da humanidade.


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Produção de carne bovina é até 10 vezes mais prejudicial ao meio ambiente do que a de outros animais

Um novo estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, descobriu que o impacto ambiental da produção de carne bovina é significativamente pior do que o de laticínios, aves, suínos e ovos.

De acordo com um especialista, se a produção de carne vermelha fosse reduzida, causaria um impacto maior no meio ambiente, no que diz respeito a emissão de carbono, do que a redução do número de carros.

OTAN SE PREPARA PARA UM POSSÍVEL CONFLITO COM A RÚSSIA

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Rússia estão se preparando para um possível confronto militar, segundo disse um grupo de análise de política militar.

"A Rússia está se preparando para um conflito com a OTAN, e a OTAN está se preparando para um possível confronto com a Rússia", afirmou a Rede de Liderança Europeia (ELN na sigla em inglês).

VEJA.COM: SINDICALISTAS MARCAM MANIFESTAÇÃO PRÓ-LULA PARA 16 DE AGOSTO

Ato acontecerá em frente ao Instituto Lula, na Zona Sul de São Paulo, no mesmo dia em que protestos antigoverno ocorrerão pelo país

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Paulo e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC agendaram para 16 de agosto - mesmo dia dos protestos antigoverno - um ato em defesa do ex-presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT), em frente ao Instituto Lula, na Zona Sul da capital paulista. A manifestação dos sindicalistas tem início previsto às 13 horas, uma hora antes do protesto que terá como palco a Avenida Paulista.

O ato dos sindicalistas está sendo organizado pelas redes sociais. "Não permitiremos que nossa principal liderança seja atacada ou mesmo ameaçada por setores ou pessoas que não têm responsabilidade com a democracia e que nunca se importaram com os trabalhadores", diz a nota dos organizadores do evento. Não há referências a Dilma na página.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Japão testa laser capaz de explodir o planeta Terra

Cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, testaram no fim do mês passado um novo laser que seria capaz de explodir o planeta. Sim, explodir a Terra. O aparelho é o mais poderoso já feito até o momento e estima-se que dificilmente será superado no futuro próximo. 

A potência do laser LFEX é de nada menos que 2 pentawatts. Para se ter uma ideia, um pentawatt (PW) é 10 elevado a 15 watts, o que seria mil terawatts ou um quatrilhão de watts. Apenas um pentawatt corresponde a 30 mil vezes a demanda diária de energia elétrica da Espanha. 

Segundo os responsáveis pelo laser, a energia concentrada equiavel a mil vezes o consumo de eletricidade em escala global. Diante de tamanha potência, o laser foi disparado durante um picossegundo, que equivale a um trilionésimo de segundo, visando não oferecer qualquer tipo de risco. 

A magnífica nave voadora do Rei Salomão

Mitos, lendas e textos sagrados da antiguidade falam a respeito de um número de personagens históricos que estavam em posse de charretes ou naves voadoras.

O Rei Salomão era, de acordo com textos da antiguidade, não somente um homem muito sábio, mas também tinha acesso a uma notável tecnologia altamente sofisticada e possivelmente alienígena.

O templo do Rei Salomão, sua enorme riqueza e seus incríveis dispositivos de alta tecnologia ainda permanecem num véu de mistério.

NOVO ALGORITMO DO GOOGLE CASTIGARÁ PÁGINAS RELIGIOSAS, APOCALÍPTICAS, ANTICIENTÍFICAS, E TEORIAS CONSPIRATÓRIAS

Novo mecanismo do Google afetará sites religiosos, apocalípticos, e de "teoria da conspiração", como por exemplo, sites que denunciam as vacinas venenosas, ou sociedade secretas...

Enquanto isso, a maioria do povo achando que tudo está "normal"...

Atualmente, o buscador do Google classifica os websites de acordo com a sua popularidade, nos quais se encontraram, principalmente, sites de fofocas sobre famosos e teorias conspiratórias. No entanto, isso está prestes a mudar à medida que a empresa está desenvolvendo um programa para que os sites sejam encontrados segundo a sua veracidade e serão ordenados de acordo com o ranking.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Relações sexuais com robôs pode ser algo comum em um futuro próximo, diz especialista

À medida em que a tecnologia se aperfeiçoa, o ser humano passa cada vez mais tempo em realidades virtuais (incluindo games e redes sociais). Por isso, relações íntimas com androids podem se tornar algo comum em um futuro próximo, segundo a doutora e psicóloga do sexo Helen Driscoll.

Já é possível encomendar online um manequim como parceiro. Deste estágio para um companheiro robótico e interativo, basta mais alguns passos de tecnologia por parte da indústria do sexo.

'Robofilia' - a palavra para atração sexual por robôs - parece um conceito estranho para nós agora, mas pode tornar-se normal conforme nossas atitudes adequam-se à tecnologia.

Centenas de cristãos fogem de avanço do EI na Síria

Duas cidades foram tomadas no centro do país. Habitantes temem sofrer destino de yazídis e outros cristãos: terem que optar entre fugir, converter-se ao islã ou morrer. Ataques aéreos da aliança internacional prosseguem.

Ativistas dos direitos humanos emitem um apelo em massa, chamando a atenção para o destino de centenas de famílias cristãs em fuga dos milicianos do grupo extremista "Estado Islâmico" (EI) no centro da Síria. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou neste sábado (08/08) que os jihadistas ganharam terreno na região, tendo tomado do Exército nacional as cidades de Moheen e Houreen.

domingo, 9 de agosto de 2015

UOL NOTICIA: FRANÇA APROVA LEI DE VIGILÂNCIA EM MASSA

Paris, 24 Jun 2015 (AFP) - Tendo como pano de fundo o escândalo provocado pela revelação de espionagem contra três de seus presidentes, a França aprovou nesta quarta-feira uma polêmica lei que reforça seus serviços de Inteligência para indignação de seus críticos, que temem o início de uma vigilância em massa.

Defendida pelo governo de esquerda no poder em nome da luta antiterrorista, a nova lei dos serviços de Inteligência foi aprovada em caráter definitivo esta tarde e será promulgada pelo governo.

O texto foi votado a mão erguida no Senado, obtendo o aval da grande maioria dos senadores de esquerda e direita, mas com vozes dissidentes em praticamente cada grupo político.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Rússia admite que apoia grupo terrorista anti-Israel

A Rússia reafirmou seu apoio à antiga plataforma política da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Alegando desejar uma “iniciativa de paz”, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia divulgou uma nota polêmica esta semana. Sergei Lavrov, chefe da diplomacia russa, encontrou-se com Khaled Mashaal, chefe do gabinete político do grupo terrorista Hamas, que vive exilado no Catar.

Ano passado, em meio aos conflitos com Israel, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, formou um governo de unidade com o Fatah, facção muçulmana que domina a Cisjordânia. O Hamas é declaradamente anti-Israel, mas tem recebido críticas de facções muçulmanas por não ter uma postura suficientemente agressiva.

Porém, com o avanço do Estado Islâmico na região, além dos recentes conflitos entre palestinos e judeus no Monte do Templo, os ânimos estão se acirrando novamente na região.

O atual governo, que supostamente é de unidade, está preparando a realização de eleições parlamentares e presidenciais para breve. Em junho deste ano, o presidente palestino Mahmoud Abbas dissolveu o governo e aceitou a renúncia do primeiro-ministro Rami Hamdallah.

Terceira Guerra Mundial está prestes a eclodir, afirma governo do Irã

Dois meses atrás, quando o megainvestidor Geroge Soros falou sobre a possibilidade de uma terceira guerra mundial, muita gente acreditou que era uma figura de retórica.

Porém, o atual chefe do Conselho de Discernimento do Interesse do Estado, aiatolá Akbar Hashemi Rafsanjani advertiu nesta quarta (6) sobre o iminente início de uma terceira guerra mundial.

Para ele, o motivo será o aumento do terrorismo. O líder iraniano responsabilizou os EUA e a OTAN por incentivar este tipo de violência no Oriente Médio e no Norte da África.

“A ameaça da eclosão da Terceira Guerra Mundial por causa de terroristas é grave”, advertiu Rafsanjani, que foi presidente do Irã entre 1989 e 1997, durante uma reunião realizada com o Ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni, informa o site Russia Today.

Rafsanjani apontou que os responsáveis por isso são os Estados Unidos. “Os EUA e a OTAN invadiram o Afeganistão para erradicar o terrorismo e o tráfico de drogas, mas nós vimos que o terrorismo expandiu sob a forma do Estado islâmico, Boko Haram e a Frente Al-Nusra em partes remotas do mundo, bem como pela al Qaeda e os talibãs no Paquistão e no Afeganistão”.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O GLOBO: Maconha sintética que deixa usuários com força sobre-humana se espalha pelos EUA

Droga conhecida como K2 torna consumidores agressivos e resistentes à dor
POR O GLOBO - 05/08/2015

NOVA YORK - Uma nova maconha sintética confere a seus usuários uma força sobre-humana e grande resistência à dor, tornando a captura deles pela polícia quase impossível, como disse, nesta terça-feira, em um comunicado, o comissário Bill Bratton, do Departamento de Polícia de Nova York.

“Esses indivíduos, muitos deles sob influência desta droga, são totalmente loucos”, disse Bratton em uma coletiva de imprensa, após chamar a droga de “maconha bélica”.

Bratton disse que um boletim sobre a droga, conhecida nos Estados Unidos como K2, está sendo distribuído aos policiais, para que eles aprendam a lidar com o crescente número de usuários da substância, que está se popularizando principalmente entre os moradores de rua.

PESQUISADORES E ESPECIALISTAS EM ROBÓTICA ASSINAM CARTA ABERTA PEDINDO A PROIBIÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Mais de 1000 especialistas e pesquisadores líderes em robótica assinam uma carta aberta que alerta sobre os perigos de uma "corrida armamentista de inteligência artificial militar" e pede a proibição das "armas ofensivas autônomas".

"A tecnologia da inteligência artificial chegou a um ponto em que a implantação de (armas autônomas) é - praticamente, se não legitimamente - viável dentro de um prazo de anos, não décadas, e há muito em jogo: as armas autônomas foram descritas como a terceira revolução na guerra após a pólvora e as armas nucleares", afirma uma carta aberta assinada por mais de 1000 pesquisadores, cientistas e acadêmicos, informa o The Guardian.

A carta foi publicada em março na Conferência Internacional de Inteligência Artificial de Buenos Aires (Argentina) e entre seus assinantes se encontra o físico Stephen Hawking, Elon Musk (diretor executivo da Space X, Tesla Motor e criador do Hyperloop), o co-fundados da Apple, Ateve Wozniak e o linguista Noam Choamsky.

CATÁSTROFES BÍBLICAS ASSOLAM IRÃ, RÚSSIA E ISRAEL - TERREMOTO E ONDAS DE CALOR EM ISRAEL

Prato cheio quem acredita nas profecias apocalípticas e bíblicas. Outros veem a punição direta por Deus. Outros veem os sinais do Messias. O que está havendo?

Na sexta-feira passada, o Irã registrou a temperatura mais alta documentada pela humanidade. Algumas regiões tiveram temperaturas de 43 graus com sensação térmica de 73 graus! Mesmo a meia-noite, as temperaturas estão na faixa do 40 em várias partes do país. Os judeus mais entusiasmados afirmam que é Adonai. Os sunitas sauditas mais entusiasmados afirmam que é Allah. E condições de pragas bíblicas não param por aí.

O fortíssimo calor no sul fez uma onda de gafanhotos sem precedentes entrar pela Rússia adentro, país que apoia o Irã incondicionalmente. O enxame gigantesco cobre uma área de 900 km quadrados devastando todas as plantações do sudoeste russo, que declarou estado de emergência. Após comerem tudo que houver por lá, os gafanhotos vão se deslocar para outras áreas. Os judeus mais entusiasmados afirmam que é Adonai. Os sunitas sauditas mais entusiasmados afirmam que é Allah.

sábado, 1 de agosto de 2015

Lei Obrigará Brasileiros a Informar CPF e Nome Completo para Postar em Redes Sociais

Um projeto de lei em emenda ao Marco Civil na Internet se for aprovado poderá acabar de vez com a sua liberdade na internet. Este projeto de autoria do deputado federal Silvio Costa, do Partido Social Cristão em Pernambuco será debatido na Câmara dos Deputados.




O PL 1879/2015 pretende acabar de vez com o anonimato na internet brasileira, exigindo que os internautas ao fazerem postagem na rede tenha que informar nome completo e CPF.


Todo site que permita a exposição de ideias por parte dos internautas deveria armazenar as informações de seus usuários. A obrigação seria estipulada pelo acréscimo de um parágrafo ao Marco Civil em que se leria: “O provedor de aplicações de internet previsto no caput, sempre que permitir a postagem de informações públicas por terceiros, na forma de comentários em blogs, postagens em fúruns, atualizações de status em redes sociais ou qualquer outra forma de inserção de informações na internet, deverá manter, adicionalmente, registro de dados desses usuários que contenha, no mínimo, seu nome completo e seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF).”

Para o deputado Silvio Costa, “essa simples exigência irá, por certo, coibir bastante as atitudes daqueles que, covardemente, se escondem atrás do anonimato para disseminarem mensagens criminosas na rede”. “Além disso”, continua ele, “indivíduos que insistirem nesse tipo de conduta serão mais facilmente identificados e devidamente processados.”

O projeto está parado na Câmara e será analisado pelas comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Constituição e Justiça e de Cidadania.

VEJA TAMBÉM A MATÉRIA:
CENSURA NA SURDINA: MARIA DO ROSÁRIO APRESENTA PROJETO PARA DAR AO GOVERNO O CONTROLE SOBRE PEQUENAS MÍDIAS, SITES E BLOGS

Veja abaixo o texto do projeto da íntegra:


PROJETO DE LEI Nº , DE 2015
(Do Sr. Silvio Costa)

Acrescenta o § 5º ao art. 15 da Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, para estabelecer a obrigatoriedade de guarda de dados adicionais de usuários na provisão de aplicações que permitam a postagem de informações por terceiros na internet.



O Congresso Nacional decreta:


Art. 1º Esta Lei acrescenta o § 5º ao art. 15 da Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para uso da Internet no Brasil, para estabelecer a obrigatoriedade de guarda de dados adicionais de usuários na provisão de aplicações que permitam a postagem de informações por terceiros na internet.

Art. 2º O art. 15 da Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para uso da Internet no Brasil, passa a vigorar acrescido do seguinte § 5º:

“Art. 15. .......................§ 5º O provedor de aplicações de internet previsto nocaput, sempre que permitir a postagem de informações públicas por terceiros, na forma de comentários em blogs, postagens em fóruns, atualizações de status em redes sociais ou qualquer outra forma de inserção de informações na internet, deverá manter, adicionalmente, registro de dados desses usuários que contenha, no mínimo, seu nome completo e seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF).” (NR)

Art. 3º Esta lei entra em vigor noventa dias após a data da sua publicação.


JUSTIFICAÇÃO


O inciso IV do art. 5º da Constituição Federal insculpe, entre os direitos e garantias fundamentais, o da livre manifestação do pensamento. Há, contudo, uma ressalva muito importante no texto do inciso, que visa permitir a responsabilização daqueles que porventura se excedam no exercício desta liberdade: a vedação, de maneira enfática, do anonimato. Esta vedação é fundamental para que se possa punir aqueles que, por exemplo, se utilizem da liberdade de expressão para incitar o ódio, para caluniar pessoas ou para fazer apologia ao crime.

Na legislação de internet recentemente implantada no Brasil, por meio do Marco Civil da Internet, este princípio da responsabilização daqueles que divulgam mensagens na rede mundial de computadores está presente. No art. 2º da Lei, que trata, entre outros, do respeito à liberdade de expressão, há um inciso que prevê a “responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades”. Trata-se de uma previsão essencial para a garantia da liberdade de expressão, coadunando garantias e responsabilidades.

Mas, no caso da internet, a responsabilização daqueles que porventura pratiquem crimes é bastante complicada. Ainda que o Marco Civil tenha avançado neste aspecto, ao estabelecer a obrigatoriedade de guarda de registros por provedores de acesso e de aplicações, o fato é que as informações tecnicamente coletáveis são, muitas vezes, insuficientes. Exatamente por isso, é necessário estabelecer mecanismos adicionais, que efetivamente vedem o anonimato, permitindo a identificação daqueles que postem informações na rede. Devido à natureza participativa da internet, é necessário ampliar as possibilidades técnicas de identificação dos seus usuários – especialmente daqueles que se utilizam de aplicações para inserir mensagens acessíveis ao público.

É por isso que apresentamos o presente projeto de lei, cujo texto prevê que o provedor de aplicações de internet, sempre que permitir a postagem de informações por terceiros – por exemplo, comentários em blogs, atualizações de status em redes sociais ou postagens em fóruns -, deverá manter registro de dados desses usuários que contenha, no mínimo, seu nome completo e seu número de CPF. Essa simples exigência irá, por certo, coibir bastante as atitudes daqueles que, covardemente, se escondem atrás do anonimato para disseminarem mensagens criminosas na rede. Além disso, indivíduos que insistirem nesse tipo de conduta serão mais facilmente identificados e devidamente processados.

Portanto, com a certeza da conveniência e oportunidade do presente projeto de lei, conclamamos o apoio dos nobres parlamentares na sua aprovação.

Sala das Sessões, em de de 2015.


SILVIO COSTA
DEPUTADO FEDERAL – PSC/PE


FONTES: