NOVA DOENÇA? SURTO DE “AIDS FELINA” NA NORUEGA

O mais antigo grupo de direitos animais na Noruega, faz um alerta aos donos de animais em todo o país, que seus gatos enfrentam um alto risco de contrair a chamada AIDS felina, depois que seus testes de laboratório em animais-vadios mostraram uma taxa exorbitante de infecção nas ruas.


Um novo estudo realizado pela Dyrebeskyttelsen Norge (Noruega Proteção Animal) revelou que entre 70 e 80 por cento dos gatos vadios testados em toda a região Hadeland deu positivo para o vírus da imunodeficiência felina (FIV).

Como esses tipos de gatos tendem a migrar entre as regiões o grupo advertiu que mais animais podem em breve ser infectados em todo o país.

Gatos domésticos também estão em risco de contrair o vírus depois de interagir com animais selvagens na rua.

"Mais gatos [eram] infectado do que esperávamos. Recentemente, recebemos um gato de Jevnaker que tinha desenvolvido Aids felina, que é o palco depois de FIV ", disse ao jornal local Hadeland.no. Kristin Bjerkas .

Desde o ano passado, Dyrebeskyttelsen, pesquisando sistematicamente gatos machos nas ruas naquela região, foi diagnosticado com nove gatos com "Aids", que eles haviam desenvolvido a partir de FIV.

FIV é semelhante ao vírus da imunodeficiência humana (HIV), em que em primeiro lugar, que ataca o sistema imunitário do animal. Em todo o mundo entre 2,5 e 4,4 por cento dos gatos são portadores do vírus.

O vírus tem três fases de desenvolvimento. A fase inicial ou aguda que se manifesta de quatro a seis semanas após a exposição causa febre alta e abre a susceptibilidade da pele ou infecções intestinais.

A segunda ou a fase latente que se segue mostra quaisquer sinais de doença e pode durar muitos anos, como o sistema imunológico do animal está a ser destruída.

A fase final é a fase de AIDS-como comumente encontrados em gatos de cinco a 12 anos de idade. A este nível, o sistema imune do gato não está a funcionar correctamente e o gato fica propenso a infecções bacterianas, fúngicas, parasitárias ou infecções. Nesta fase do falecimento é incurável. Mas a boa notícia é que ele não pode se espalhar para os seres humanos.

Para evitar a eclosão da morte, a caridade exorta seus proprietários para esterilizar seus animais, a fim de reprimir seu instinto natural para lutar ou sexualmente envolver com outros gatos.

"Eu entendo que isso pode causar pânico entre os proprietários de gatos, mas é importante que as pessoas levem a sério.

Ao mesmo tempo, o Norwegian Food Safety Authority (NFSA) diz que não está tão preocupado com um potencial foco de animais domésticos.

"Há muitas doenças entre os animais, e NFSA analisa se ​​deve ou não estar aumentando por meio de relatórios de hospitais de animais e veterinários." 

Em relação à FIV, o número de casos tem se mantido estável por muitos anos.


Fonte: 

http://www.rt.com/news/312692-cats-aids-outbreak-norway/ e verdadequeliberta.org/

Postar um comentário

0 Comentários