TELEGRAM TEM PROBLEMAS REAIS DE PRIVACIDADE E SEGURANÇA DIZ PRESIDENTE DO WHATSAPP

Chefe do WhatsApp diz que Telegram tem “problema real de privacidade e segurança”, e a falta de criptografia no chat comum é o grande perigo para a segurança do usuário.

É o que você vai ver agora, aqui, no Canom Notícias.

A procura por mensageiros como Telegram e Signal aumentou em função das mudanças na política de privacidade do WhatsApp. Essa situação fez Will Cathcart, presidente global da plataforma, “sair da toca” para dar algumas explicações e cutucar a concorrência. Ele afirma, por exemplo, que o Telegram tem um “problema real de privacidade e segurança”.

Cathcart afirma que o Telegram não possui criptografia ponta a ponta e que o serviço mantém uma cópia das mensagens em servidores. São esses dois aspectos que são vistos pelo executivo como pontos negativos da plataforma.

Já faz algum tempo que o Telegram é criticado por isso. Não por acaso, Pavel Durov, um dos criadores do serviço, veio a público em 2017 para explicar que essa percepção de que o Telegram é menos seguro do que plataformas concorrentes não é realista.

Na verdade, o Telegram tem criptografia ponta a ponta, recurso em que permite somente o remetente e o destinatário podem ler as mensagens, mas ativada por padrão apenas nos chamados chats secretos.

Os chats comuns do Telegram, não contam com esse tipo de proteção. No lugar desse recurso, o serviço implementa uma criptografia de “servidor para cliente”.

A explicação para essa diferença está no fato de os chats comuns serem armazenados na nuvem do Telegram para permitir que o usuário tenha acesso às mensagens a partir de dispositivos diferentes, por exemplo. Chats secretos não vão para a nuvem e só podem ser acessados pelos dispositivos de origem e destino.

Ao comentar o assunto em 2017, Pavel Durov explicou que essa distinção existe para permitir que o Telegram ofereça funcionalidades adicionais, como possibilidade de o usuário recuperar mensagens de chats comuns a partir da nuvem da plataforma, acesso às mensagens a partir de múltiplos dispositivos e conversas em grupos ou canais com milhares de membros.

Visto que a tecnologia tem dado as cartas na evolução da humanidade, e está presente em todas as áreas do nosso cotidiano, e com isso a nossa privacidade, esta cada dia mais desprotegidas, como vamos nos sentir mais seguros em um mundo onde somos vigiados a todo o tempo, por câmeras, por aparelhos que nos escutam enquanto conversamos, que nos rastreiam e agora por aplicativos de mensagens que não são confiáveis, assim fica difícil se sentir seguro.

E você, se senti seguros nesse mundo onde somos vigiados a todo tempo?

Deixe ai no comentários a sua opinião.

Até o próximo, Canom Notícias.

________

Se você  é empreendedor e deseja aprender a criar conteúdos incríveis para suas mídias sociais, organizar o seu feed e gerir suas mídias sociais de forma estratégica. 

Conheça o Treinamento Canva para Negócios, são mais de 70 video-aulas, área de membros, grupo de suporte e 12 Bônus Gratuitos.


Reserve já a sua vaga!
>>> CLIQUE AQUI <<<

Postar um comentário

0 Comentários