SONDA QUE ORBITA O PLANETA ANÃO CERES APRESENTA UM SUPOSTO "DEFEITO" E FICA FORA DO AR, NASA PODE ESTAR ESCONDENDO ALGUMA DESCOBERTA?

Em 30 de junho passado, a sonda Dawn da NASA estava em órbita ao redor do planeta anão Ceres, quando de repente e inexplicavelmente desligou sem qualquer alerta.  Após alguns dias de conversas sobre “falhas de sistema” e “modo de segurança”, a NASA anunciou que a nave estava operacional novamente, mas em modo de espera.  Tão repentinamente, um perito da missão anunciou que aquelas luzes misteriosas na superfície do planeta anão, que diziam ser reflexo solar no gelo, não era isto, mas algo diferente.  Por que a mudança repentina? Estariam estes eventos relacionados?



A notícia oficial sobre o desligamento da Dawn em 30 de julho diz que o software da nave detectou uma anomalia desconhecida após ligar seus motores de íon para se deslocar até seu terceiro nível orbital, mais próximo de Ceres.  A sonda desligou todas as suas atividades, inclusive o empuxo, entrou em modo de segurança e “pediu” por mais instruções para a NASA.  Após dois dias, a NASA anunciou que o software havia sido reconfigurado e estava funcionando novamente.

PORÉM … a NASA decidiu manter a Dawn em sua órbita, até segunda ordem, e é lá que a sonda se encontra no momento da publicação deste artigo.  A razão dada foi que seria necessário completar uma análise do ocorrido e atualizar o plano de voo.

E inventar uma nova história sobre as luzes?  Enquanto tudo isso acontecia, Christopher Russell, o principal investigador da missão Dawn, anunciou repentinamente que sua equipe está “se afastando da ideia de que exista gelo sobre a superfície“.  Após forçar a explicação sobre gelo e publicar uma enquete para reforçar esta ideia, agora, de repente, você mudou de ideia?  O que é isso?

“O consenso geral da equipe agora é o de que a água definitivamente seja um fator em Ceres, mas que as manchas por si próprias mais provavelmente sejam somente sal altamente refletivo, ao invés de água.”

Ou seria o defeito da Dawn relacionado ao defeito da missão New Horizons, em Plutão, e a NASA está tentando acobertar seus próprios problemas?  O fato de ambos os defeitos terem ocorrido a poucos dias de outro “defeito” que derrubou a Bolsa de Valores de Nova Iorque significaria que hackers expandiram seus horizontes para a Dawn e a New Horizon?

O que você acha?

Fontes:




Postar um comentário

0 Comentários