O BRASIL DE VOLTA AO TERCEIRO MUNDO

“Mesmo que você não acompanhe a política latino-americana, você provavelmente sabe que o Brasil – abençoado seja seu coração verde e amarelo – está rapidamente sendo rebaixado ao status de Terceiro Mundo'', diz o portal norte-americano de análises econômicas “Seeking Alpha''.

A avaliação leva em consideração que depois de uma evolução nas últimas dédacas, o país piorou. Agora é preciso ver a situação política e econômica do país, vazamentos “absurdos'' de investigações da Justiça, o fato de muitos do Congresso serem acusados de corrupção e o “colapso'' financeiro do país – tudo culminando com a possibilidade de impeachment da presidente.


Aqui cabe a ressalva de que o mundo acadêmico não usa mais a classificação dos países em Primeiro, Segundo ou Terceiro Mundos, que é considerada ultrapassada. De forma mais séria, o Brasil é visto como emergente (ou em desenvolvimento). Mesmo assim, é muito comum, especialmente nos Estados Unidos, ver a expressão ainda em uso, especialmente para criticar o subdesenvolvimento, como acontece nesse texto do portal de economia.

Apesar das muitas notícias negativas, o “Seeking Alpha'' mostra que há um crescente interesse estrangeiro por investimentos no país.

“Este é um caso claro de um rabo político balançando um mercado-cão. Os mercados estão apostando que qualquer coisa é melhor de que Dilma'', diz. Segundo a avaliação, entretanto, o problema é que o mercado está olhando muito para a política e esquecendo de analisar a situação econômica real do Brasil, que é muito mais complicada de que pode parecer.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSEM

Postar um comentário

0 Comentários