PESQUISADORES E ESPECIALISTAS EM ROBÓTICA ASSINAM CARTA ABERTA PEDINDO A PROIBIÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Mais de 1000 especialistas e pesquisadores líderes em robótica assinam uma carta aberta que alerta sobre os perigos de uma "corrida armamentista de inteligência artificial militar" e pede a proibição das "armas ofensivas autônomas".

"A tecnologia da inteligência artificial chegou a um ponto em que a implantação de (armas autônomas) é - praticamente, se não legitimamente - viável dentro de um prazo de anos, não décadas, e há muito em jogo: as armas autônomas foram descritas como a terceira revolução na guerra após a pólvora e as armas nucleares", afirma uma carta aberta assinada por mais de 1000 pesquisadores, cientistas e acadêmicos, informa o The Guardian.

A carta foi publicada em março na Conferência Internacional de Inteligência Artificial de Buenos Aires (Argentina) e entre seus assinantes se encontra o físico Stephen Hawking, Elon Musk (diretor executivo da Space X, Tesla Motor e criador do Hyperloop), o co-fundados da Apple, Ateve Wozniak e o linguista Noam Choamsky.

Os especialistas que apoiam o documento afirmam que a inteligência artificial pode ser utilizada para fazer do campo de batalha um lugar mais seguro para o pessoal militar mas também que as armas ofensivas autônomas reduziriam o número de soldados na guerra e dariam lugar a uma maior perda de vidas humanas. Além disso, destacam que, diferente das armas nucleares, as autônomas não são caras para fabricar nem necessitam de materiais complexos de encontrar, "desse modo se tornam em algo muito mais fácil de se produzir em massa para qualquer poder militar".

"O ponto final desta trajetória é óbvio: as armas autônomas se tornarão nos do amanhã (...) é somente questão de tempo para que apareçam no mercado negro e caiam em mãos de terroristas, ditadores que anseiam um maior controle sobre a população ou senhores da guerra que desejam perpetrar limpezas étnicas", diz o relatório.

Anteriormente, Hawking havia declarado que "o desenvolvimento de uma inteligência artificial pode supor o fim de uma espécie humana", enquanto que Musk afirma que devemos "ter muito cuidado" uma vez que com ela, "estamos invocando o demônio".

FONTES: 
http://www.libertar.in/2015/08/pesquisadores-e-especialistas-em.html
http://periodismo-alternativo.com/2015/07/28/mas-de-1000-investigadores-y-expertos-lideres-en-robotica-han-firmado-una-carta-que-pide-la-prohibicion-de-la-ai-y-las-armas-autonomas-ofensivas/
http://extranotix.blogspot.com.es/2015/07/mas-de-1000-investigadores-y-expertos.html
http://actualidad.rt.com/actualidad/181308-hawking-musk-prohibir-robots-asesinos-armas
http://www.theguardian.com/technology/2015/jul/27/musk-wozniak-hawking-ban-ai-autonomous-weapons

Postar um comentário

0 Comentários