China e Seu Importante Papel Contra a Nova Ordem Mundial

A China vem desempenhando papel fundamental na Nova Ordem Mundial. Apesar das controvérsias Políticas Internas de sua ditadura, externamente a China faz parte da esquerda internacional.

Para quem não sabe, denomino esquerda internacional toda a nação, grupo ou líder que seja contra a Ordem Mundial. Essa esquerda pouco está relacionada com as políticas dentro do país (se democrático, ditatorial, socialista, liberal, etc.), mas a favor de uma Nova Ordem não-americana e muitas vezes anti-imperialista e multipolar.

Isso não significa que todos os esquerdistas internacionais tenham conflitos diplomáticos com os EUA. Dilma Rousseff e Hu Jintao são exemplos de pessoas favoráveis a multipolarização do poder e fim do imperialismo, mantendo discursos pacíficos e relações amigáveis com os Yankes.

Falando especificamente da China, ela mostra-se economicamente capaz de superar os EUA.
À medida que cresce seu poder econômico, aumenta seu poder de barganha e sua idependência no mundo. Diante disso, a tendência é que a China à medida que cresce pode ter uma posição cada vez mais dura e anti-americana. PODE, mas não necessariamente o quer. Ela já desobedeceu ordens americanas, que por sua vez, os yankes são incapazes de propor sanções econômicas à China, ampliando sua autonomia.

Feito isso, ela começa a mostrar suas "garras" não só na liderança dos BRIC por um mundo multipolar sem o americanismo mundial. Sua posição foi um tano "radical" quando ela propôs o fim do dólar como medida-padrão e uma moeda internacional.

As afrontas não param por aí, uma vez que ignorou as sanções ao Irã. Enquanto investidores pró-sanções retiram seu Capital do país, a China preenche esse vácuo, dando maior credibilidade ao discurso iraniano e um "apoio indireto" ao nacionalismo islâmico e a seus discursos anti-imperialistas.

Espero que a China ao estar no centro do poder e da ordem mundial, preserve a multipolaridade e lidere essa cruzada contra o imperialismo. Ela mostra aos poucos suas posições, o que faz com que não saibamos suas verdadeiras posições, se são realmente anti-imperialistas, ou se configurarão um Neoimperialismo Chinês.

Uma única coisa é certa: imperialista ou não, a China é nossa única esperança para nos livrar-mos do poder global americano que hoje felizmente está decaindo.

Fonte: http://por-tras-dos-fatos.blogspot.com.br/2011/04/china-e-nova-ordem-mundial.html?m=1

Postar um comentário

0 Comentários