Consultor do governo australiano afirma que mudança climática é uma farsa da ONU

Consultor do governo australiano afirma que mudança climática é uma farsa da ONU
Maurice Newman atacou a organização alegando pouca evidência do fenômeno

RIO - As muitas pesquisas dos principais centros científicos do mundo dando conta das mudanças já vividas no planeta não convencem os chamados "céticos do clima". Um dos principais consultores empresariais do governo australiano afirmou em um artigo de opinião para o jornal "The Austrlian" que as mudanças climáticas são uma farsa das Nações Unidas. A maioria dos modelos climáticos estavam errados e havia pouca evidência de mudança climática, disse Maurice Newman. Ele alegou que a ONU tinha usado o fenômeno como um “gancho” para estabelecer e controlar uma nova ordem mundial - comentários que causaram rejeição de especialistas no assunto.

A ONU, disse ele, estava gastando centenas de bilhões de dólares por ano em "fúteis políticas de mudança climática". “A agenda real é autoridade política concentrada”, disse ele. “O aquecimento global é o gancho.”


Questionado em uma coletiva de imprensa o que ele achava das colocações de Newman, o ministro do Meio Ambiente, Greg Hunt, disse que indivíduos têm “direito de ter suas opiniões”.

Os governos de coalizão na Austrália têm uma história de ceticismo com mudança climática. Uma das primeiras ações do atual governo quando ganharam poder em 2013 foi despejar as taxas governamentais de trabalho sobre as emissões de carbono por causa do custo para a indústria.

A ONU diz que há um forte consenso científico de que o clima global está mudando e que a atividade humana contribui significativamente para esta tendência. Em uma base per capita, a Austrália é um dos maiores emissores mundiais de gases do efeito estufa.

“É um segredo bem guardado, mas constatou-se que 95% dos modelos climáticos que teoricamente provavam a ligação entre as emissões humanas de CO2 e o aquecimento global catastrófico estão errados”, escreveu Newman, que preside o Conselho Consultivo Empresarial do primeiro-ministro Tony Abbott e é um ex-presidente da Bolsa Australiana.

Ele complementou, ainda, que o público tinha sido “submetido à extravagância de catastrofistas do clima por cerca de 50 anos”, e engoliu “previsões falhas” de agências meteorológicas que apresentaram dados “homogeneizados” para atender às narrativas. A respeito do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, que analisa e avalia os trabalhos científicos relevantes para mudanças climáticas da ONU, Newman afirmou que este tinha sido exposto repetidamente por "declarações falsas e métodos de má qualidade”.


Postar um comentário

0 Comentários